Etnias e cultura nacional motivam fórum na Huíla


27 de Julho, 2014

Fotografia: Arimateia Baptista | Huíla

A realização de um fórum sobre a Etnicidade e Cultura Nacional é o destaque da agenda de actividades da II edição do Festival Nacional de Cultura (FENACULT), a decorrer de 30 de Agosto a 20 de Setembro deste ano, na província da Huíla.

A actividade está a cargo da Direcção Provincial da Cultura, anunciou no Lubango a responsável do sector, Maria Marcelina Gomes. O programa sobre o fórum reserva igualmente a abordagem dos temas “Ciência como elemento de cultura”, “A cultura e a identidade nacional”, “O avanço tecnológico e a manutenção cultural entre gerações”, “A religião como elemento de cultura” e “Perspectivas do turismo cultural em Angola - rota de escravos”.
A realização da actividade é fundamental, em especial para que os especialistas e estudantes convidados dêem mais contribuições sobre a Cultura Nacional e quais as melhores medidas para a sua maior protecção e valorização.
“A realização de uma feira de artesanato, de um festival de jazz e teatro, da fase provincial do Variante, a exposição da Rainha Ginga Mbandi, assim como uma mostra de gastronomia da província da Huíla são outras actividades programadas”, acrescentou.
A promoção das artes, particularmente na província da Huíla, é uma das principais metas da Direcção Provincial da Cultura durante o FENACULT, por ser uma oportunidade de valorizar os criadores e os seus trabalhos.
A II Edição do FENACULT, a decorrer em simultâneo em todo país, visa, sobretudo, promover a coesão e a unidade do povo angolano. A participação de todos os huilanos na actividade é fundamental, porque vai permitir valorizar cada vez mais as diferentes formas da identidade nacional.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA