Exposição mostra em Londres imagens satíricas britânicas


13 de Fevereiro, 2015

Fotografia: Reuters

O Museu Britânico, em Londres, tem patente até 16 de Agosto uma exposição de desenhos, charges, retratos e imagens que reflectem a percepção britânica da figura de Napoleão Bonaparte na mudança do século XVIII para o XIX.

A mostra, intitulada “Bonaparte e os Britânicos: Imagens e Propaganda na Era de Napoleão”, está centrada na propaganda visual que glorificou o general francês. Napoleão Bonaparte (1769-1821), que dominou parte da Europa entre os anos 1793 e 1815, foi objecto do interesse dos artistas e meios de divulgação da época. A exposição coincide com os 200 anos da batalha de Waterloo, a última de Napoleão, derrotado pela Sétima Coligação liderada pelo Reino Unido e Prússia.
A batalha representou o fim do império francês e o seu exílio forçado de Napoleão.
A mostra inclui uma série de retratos do jovem e bem-sucedido militar no começo da carreira, mas também charges referentes a diferentes períodos da sua vida como cônsul, em combate, como na Batalha de Trafalgar, ou as invasões de Espanha e Rússia.
Napoleão é caricaturado de diferentes formas, com destaque para uma imagem na qual é representado como uma aranha que tece uma teia para “devorar” a Espanha.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA