Cultura

Festival de Poesia e Letras abre hoje na Mediateca

Roque Silva |

A quarta edição do Festival de Poesia e Letras (Fespol) abre hoje, às 17h00, na Mediateca de Luanda, com um concerto, com acesso livre, a ser animado por Selda, Carlos Fiel e Nell Jazz.

Ângelo Reis “Poeta dos Pés Descalços” participa na iniciativa do Movimento Lev’arte
Fotografia: Santos Pedro | Edições Novembro

O Fespol, uma realização do Movimento Lev’Arte, promove até sábado (dia de encerramento) e em vários locais da cidade de Luanda, diversas actividades como declamações, debates e seminários sobre literatura e jornalismo, concertos de música e exposições de arte.
A Mediateca de Luanda, palco principal do Festival de Poesia e Letras, alberga até o encerramento, das 10 às 20h00, uma feira do livro e exposição de artes plásticas, na qual estão confirmadas as presenças de mais de 20 artesãos e a criação ao vivo do caricaturista por Nelson Paim. A banda TDC e Doutor Beleza animam o público que visitante na sexta-feira a partir das 17h00.
A Feira do Livro expande-se até ao pátio do supermercado Jumbo, na Avenida Deolinda Rodrigues, que acolhe entre as 9h00 e as 21h00, uma exposição de títulos nacionais e estrangeiros para crianças e adultos.
O coordenador-geral do Movimento Lev’Arte, Kiokamba Cassua, disse ao Jornal de Angola que a programação do Festival de Poesia e Letras tem agendada para amanhã a realização do recital “Vozes dos Cotas”, no Auditório Pepetela, no Camões-Centro Cultural Português, com Ngonguita Diogo, Cristóvão Neto, Aminata Goubel e Leda Macuéria.
Um seminário subordinado ao tema “Jornalismo e Literatura” é realizado na sexta-feira às 9h00, no Centro de Imprensa Aníbal de Melo, cujos prelectores são um jornalista e escritor consagrados. />O Poeta Maior é homenageado pela produção na sexta-feira, às 18h00, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, durante um recital denominado “Declamando Sagrada Esperança”. Ângelo Reis “Poeta dos Pés Descalços”, Universo Mavambo e Lourenço Kimbanjo são os declamadores convidados para o efeito. O dia do encerramento da quarta edição do Festival de Poesia e Letras (Fespol) na Mediateca de Luanda é reservado para debates abertos após dissertação de temas ligados a poesia.
Uma série de seminário são realizados sábado a partir das 11h00, na Mediateca de Luanda, sendo que o primeiro vai abordar a “Literatura” pelo poeta Hélder Simbad, seguido de “O futuro da poesia”, pelo escritor Pombal Maria, “Historicidade do poema ‘Marcas da Guerra’ de Lopito Feijóo”, por Francisco Domingos, e “As fases do leitor”, por Lourenço Kimbangu.
O objetivo do FESPOL é despertar o gosto e o interesse pela leitura, em particular pela poesia, desenvolver a arte de declamação, formar e inspirar novos escritores e internacionalizar o Festival, fomentando o intercâmbio cultural.
O movimento literário Lev’Arte foi fundado a 20 de Julho de 2006, na província de Luanda. É um movimento cultural de âmbito nacional, sem fins económicos. Tem como objectivos incentivar a leitura, a criatividade artística e o gosto pela literatura no intuito de humanizar o comportamento das pessoas através da arte.

Tempo

Multimédia