Governo projecta museu e biblioteca


9 de Maio, 2016

Fotografia: Paulo Mulaza

O director da Cultura no Moxico, Noeli João Manuel, anunciou ontem, no Luena, que no próximo ano vai construir uma biblioteca e um museu provincial na cidade.

Em declarações à Angop, o responsável disse que as infra-estruturas fazem parte do Programa de Investimento Público (PIP).
A construção do museu requer que sejam recolhidos, junto da população, utensílios de valor museológico para integrar o acervo. No Moxico, existe a Casa da Cultura e o Monumento à Paz, que reúnem 96 peças museológicas e mais de sete mil livros de diversos temas em espaços provisórios.
Nestes locais estão patentes, em exposição permanente, quadros de artistas plásticos angolanos, instrumentos musicais, como o tchicuvo, batuque utilizado em cerimónias, que servia para convocar a população. Com o decorrer do tempo, perderam-se livros e peças museológicas foram danificadas por falta de local adequado para conservação.
 A situação foi ultrapassada com a criação da Casa da Cultura e o Monumento à Paz. Os visitantes são, maioritariamente, estudantes do ensino primário.
A instituição, segundo Noeli João Manuel, trabalha com as autoridades tradicionais para recuperar peças museológicas que fazem parte da identidade e da história da região. Com a construção do museu e da biblioteca, prevê rentabilizar os monumentos e sítios históricos da província, contando com os empresários, impulsionando o turismo cultural, uma das formas de diversificar e fortalecer a economia.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA