Cultura

Grupo Elinga na Casa das Artes

ROQUE SILVA |

A peça “A mulher sem pecado”, distinguida com o troféu Espectáculo Revelação no Festival de Teatro da Língua Portuguesa (Festlip), no Rio de Janeiro, da companhia Elinga Teatro, é exibida hoje, amanhã e na segunda-feira, às 20h00 horas, na Casa das Artes, em Talatona.

Correia Adão e Cláudia Pucuta durante a exibição da peça de teatro “A Mulher Sem Pecado” distinguida com o prémio Revelação no Festlip
Fotografia: DR

O espectáculo exibida ontem no mesmo espaço, inserida na programação mensal daquele espaço cultural, é uma adaptação de José Mena Abrantes, ao livro do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues com título homónimo.
 O espectáculo de teatro é uma mistura cénica, com elementos dramáticos, temáticos e poéticos, através da história de um homem com deficiência que perde a mulher por ciúmes doentios. A peça, com uma hora e meia de duração, retrata o relacionamento conjugal conturbado e invadido pelo ciúme, de Olegário e Lídia. O casal vive uma relação atacada pelas paranóias do esposo, que chega a contratar pessoas para vigiar a parceira aonde quer que ela vá.
Olegário é um marido extremamente inseguro, por acreditar que a mulher lhe é infiel. Porém, Lídia por receio das consequências resultantes da desconfiança do companheiro toma decisões que deixam o seu companheiro sem norte.
Director, cenógrafo e responsável pela adaptação do espectáculo, José Mena Abrantes passeia pelo enredo do trágico quotidiano do casal através de uma falsa dicotomia.
O elenco da peça é integrado por Nani Pereira, Adorado Mara, Cláudia Pucuta, Correia Adão, Madaleno Fonseca, Nzadi, Virgílio Capomba, Honório Santos e Deth Mukinda.

Espectáculo infantil

A programação da Casa das Artes tem reservada a apresentação, todos os sábados do mês, no seu palco, às 11h30 e às 16h30, da peça “Ynari, a menina das cinco tranças”. O espectáculo, uma adaptação do livro homónimo de Ondjaki, com música de Mesaki e letras de Vladimir Russo, narra a história de uma menina e de um pequeno homem mágico, que se tornam amigos à margem do rio.  O elenco é composto por José Pedro, Melina Lombongo, Madalena Quintas,  Adjane dos Santos e Domingas Cornélio.

Tempo

Multimédia