Huíla constrói centros culturais


13 de Dezembro, 2015

Fotografia: Kindala Manuel

A direcção provincial da Cultura na Huíla prevê construir, no próximo ano, dois centros culturais e reabilitar outras estruturas do sector, para impulsionar a actividade artística, no quadro do Programa Nacional de Desenvolvimento (PND 2013-2017).

De acordo com a directora Marcelina Gomes, as infra-estruturas representam uma mais-valia para os agentes culturais. O investimento contempla os 14 municípios da província. “Estes projectos já estão idealizados, planificados, orçamentados e aprovados pelo governo, estimados em mais de 18 mil milhões de kwanzas, bem como foram já definidas as áreas para a sua implementação”, disse. Marcelina Gomes referiu que o início da construção das infra-estruturas só não aconteceu mais cedo devido à crise económica e financeira, tendo acrescentado que, havendo mais espaços culturais, a Huíla vai evoluir a nível artístico. A responsável lamentou, no entanto, o facto de o sector da cultura possuir poucos recursos, o que tem estado na base do limitado número de actividades que realiza. O município do Lubango tem apenas um espaço público para a realização de actividades artísticas que já não responde à demanda.

Casa da Cultura


Uma Casa da Cultura vai ser inaugurada no próximo ano na cidade de Saurimo, dispondo de auditório, sala de reuniões e áreas administrativas, anunciou a director provincial da Cultura na Lunda Sul, Antónia Izumbo, Esta obra demonstra o interesse do governo da Lunda Sul em proporcionar espaços adequados para as manifestações culturais, nas suas diferentes vertentes, ressaltou.
Antónia Izumbo anunciou ainda a construção de um monumento na localidade de Luar, no município de Saurimo.
A direcção provincial da Cultura na Lunda Sul recenseou cinco grupos musicais, 36 músicos, 16 grupos corais e 11 de dança, cinco artistas plásticos, sete companhias de teatro, 12 promotores de eventos, quatro centros recreativos, três associações culturais e uma brigada de literatura, além de 14 monumentos e sítios históricos, 54 igrejas e 15 associações religiosas.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA