Mbanza Congo na UNESCO


4 de Fevereiro, 2015

Fotografia: Domingos Cadência

A candidatura da zona histórica de Mbanza Congo a Património Mundial da UNESCO foi entregue formalmente, em Paris, na sede da agência da ONU responsável pela Educação, Ciência e Cultura, sete anos depois do início do projecto.

“Mbanza Congo: Cidade a Desenterrar para Preservar” foi entregue por uma delegação do Ministério da Cultura constituída pela directora do Instituto Nacional do Património Cultural, Maria da Piedade de Jesus, e pela coordenadora científica do projecto, Sónia da Silva Domingos.
A delegação angolana foi recebida no sector da Cultura do Centro do Património Mundial da UNESCO, a delegação foi recebida pela especialista património cultural de gestão de risco, Luba Janikova Caris, que elogiou o trabalho desenvolvido por Angola. Também foi recebida por Fumiko Ohinata, do Programa de Cultura da secção do Património Cultural Imaterial, com quem falou de questões relativas ao projecto de reforço das capacidades nos países lusófonos a nível do património imaterial.
O projecto “Mbanza Congo: Cidade a Desenterrar para Preservar”, cujo principal objectivo é que a capital da província do Zaire seja considerada património mundial da UNESCO foi lançado oficialmente em 2007. 
O centro histórico da cidade de Mbanza Congo está classificado como património cultural nacional desde 10 de Junho de 2013, pressuposto indispensável para ser considerado património mundial.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA