Mbanza Congo regressa à ONU


25 de Julho, 2016

Fotografia: Garcia Mayatoko

A ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, manteve sexta-feira, em Paris, um encontro de trabalho sobre o projecto “Mbanza Congo, cidade a desenterrar”, com membros do Comité Executivo da UNESCO para o Património Mundial.

O reforço das capacidades técnicas nacionais, a articulação de informações objectivas sobre a implementação das diversas fases, assim como a actuação da Comissão de Gestão criada foram questões abordadas, visto que constituem as linhas gerais a ter em conta.
Em abordagem estiveram ainda aspectos ligados ao valor de Mbanza Congo nos planos político, regional e económico, assim como o seu valor espiritual e de organização administrativa ancestral e cuja memória deve prevalecer nas gerações vindouras, como um contributo inestimável à História de África.
A realização de acções culturais e de iniciativas de cariz pedagógico a nível da região do antigo Reino do Congo foram igualmente analisadas, como forma de envolver as comunidades e sociedade civil do Congo Brazzaville, RDC, Gabão e Angola na mobilização para o sucesso do projecto. A ministra manifestou o engajamento de Angola no cumprimento das responsabilidades assumidas e na consolidação do projecto tanto do ponto vista técnico como administrativo e institucional.
A governante deu, igualmente, a conhecer que estão a ser dados os passos necessários para a realização da Mesa Redonda Internacional, antes do fim do ano, que deve  criar as bases gerais para a conclusão da primeira fase dos trabalhos. 

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA