Mbanza Congo tema de palestra


27 de Julho, 2014

Fotografia: Garcia Mayatoko | Mbanza Congo

Uma palestra sobre “O passado, presente e futuro de Mbanza Congo”, capital da província do Zaire, foi apresentada sexta-feira para mostrar o papel que a localidade tem na história do país e na preservação da cultura bakongo.

A palestra, realizada no âmbito das actividades alusivas aos 508 anos desta histórica cidade, assinalados sexta-feira, teve como oradora a arqueóloga e actual coordenadora do projecto “Mbanza Congo, cidade a desenterrar para preservar”, Sónia Domingos, que se referiu ao estado dos trabalhos da última fase das escavações arqueológicas que decorreram na cidade, para inscrever Mbanza Congo na lista do Património Mundial da Humanidade da UNESCO.
Sónia Domingos destacou a importância de preservar e divulgar este lado da história da cultura nacional.  “É preciso preservarmos os aspectos essenciais da tradição angolana em museus e bibliotecas”, disse.
“Há muita bibliografia e livros sobre a história do antigo Reino do Congo conservados ainda em bibliotecas de vários países como Portugal, França, Alemanha e Bélgica. Este último tem mesmo um museu dedicado ao Reino do Congo, o Museu de Tervuren”, referiu.
As autoridades ligadas ao sector da cultura pretendem nos próximos tempos criar também em Mbanza Congo museus para retratar de forma aprofundada o que foi esta cidade nos séculos passados.
Os estudos em curso podem em breve determinar a verdadeira data da fundação desta histórica cidade, que já existia antes de Diogo Cão chegar à foz do Zaire em 1482.
“Sem querer questionar datas, devemos continuar a reflectir e pesquisar, porque antes da chagada de Diogo Cão, Mbanza Congo já era uma cidade. Só as pesquisas arqueológicas vão permitir encontrar vestígios para determinar a verdadeira data da sua fundação”, disse.
O Projecto “Mbanza Congo, cidade a desenterrar para preservar” foi lançado em 2007, na cidade de Mbanza Congo, pelo Ministério da Cultura, durante a realização de uma mesa redonda internacional que abordou a mesma temática.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA