Cultura

Mbanza Kongo festeja elevação a Património da Humanidade

Kayila Silvina | Mbanza Kongo

A cidade histórica de Mbanza Kongo assinala no dia 8 o primeiro aniversario da elevação a Património da Humanidade e, no dia 25, as festas da cidade.

Milhares de livros dedicados às crianças foram expostos
Fotografia: Kayila Silvina | Mbanza Kongo | Edições Novembro

A cidade histórica de Mbanza Kongo assinala no dia 8 o primeiro aniversario da elevação a Património da Humanidade e, no dia 25, as festas da cidade.
O vice-governador para o sector Político Social e Económico, António Félix Kialungila, considerou a comemoção da cidade Património da Humanidade como um recurso à História da ancestralidade.
Mbanza Kongo foi eleva-da a Património Mundial da Humanidade a 8 de Julho de 2017, em Assembleia-geral da UNESCO, realizada em Cracóvia, na Polónia.
Para a comemoração des-ta data, realizou-se o Jardim do Livro Infantil, com a duração de quatro dias, com 6.000 livros infantis, uma exposi-ção de artesanato com peças que reflectem a realidade tradicional do antigo Reino do Kongo.
António Félix Kialungila realçou a importância da leitura para a obtenção de conhecimentos das crianças e dos adultos.
Houve também vendas de discos e sessão de autógrafos. O director provincial da Cultura no Zaire, Biluka Nsakala Nsenga, disse que a realização do Jardim fez parte  dos 11 compromissos da criança assumidos pelo Executivo angolano.
“Apesar dos avanços da tecnologia e globalização a sociedade não consegue substituir o papel importante que desempenha um livro no processo do ensino”, disse o director da Cultura do Zaire.
Biluka Nsakala Nsenga disse que a leitura é algo crucial para a aprendizagem do homem, pois ajuda no enriquecimento do vocabulário e na obtenção de conhecimentos.
O Jardim do Livro Infantil, cujo acto central realizou-se no dia 27 de Junho na cidade de Caxito, província do Bengo, presidido pelo Secretário de Estado da Cultura para as Indústrias Culturais e Criativas, João Constantino, decorreu em todo o país visando incentivar o gosto pelo livro e pela leitura nas crianças.

Tempo

Multimédia