Monumentos históricos são reabertos


18 de Abril, 2016

A Fortaleza e a Igreja de Cambambe, dois locais históricos da província do Cuanza Norte, são reabertos ao públicohoje, pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, no âmbito dos festejos do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios.


O acto central é antecedido da entrega oficial, por parte da Odebrecht, dos dois monumentos, restaurados pela construtora brasileira. Depois é feito o descerramento das placas de classificação.
Este ano, a efeméride é celebrada sobre o lema “Património, Educação e Memória”. Além da cerimónia de reinauguração, integram o programa de actividades a entrega de diplomas de mérito e a actuação do grupo coral Xalenu Kiambote. O Dia Mundial dos Monumentos e Sítios foi instituído a 18 de Abril de 1982, pelo Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios e aprovado pela UNESCO, com o propósito de dar visibilidade ao património histórico.

Chá de Caxinde

Em Luanda, a Associação Cultural e Recreativa Chá de Caxinde celebra a efeméride com a inauguração na amanhã, às 18h00, na sua sede, de uma exposição fotográfica e documental sobre os pressupostos da classificação do Nacional Cine Teatro como património histórico e cultural.
O programa de actividades inclui ainda a realização, no mesmo dia, às 18h30, de uma palestra subordinada ao tema “O Nacional Cine Teatro - Património histórico-cultural”, a ser proferida pela arquitecta Ângela Mingas. A associação informa, em comunicado, que pretende sensibilizar a sociedade para a importância e necessidade da recuperação da sala  do Nacional Cine Teatro.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA