Museu da Huíla promove feira itinerante


20 de Maio, 2015

Fotografia: Santos Pedro

O Museu Regional da Huíla realiza, em Junho, uma feira itinerante nos 14 municípios, para divulgar peças de artesanato junto das comunidades e  recolher artefactos para ampliar o acervo do museu.

A feira  contempla exposições de artes plásticas e visita às zonas históricas do Município da Humpata e está inserida nas celebrações do 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus. 
A directora do museu, Soraia Ferreira, anunciou  a execução, nos próximos tempos, do projecto  “Contador de histórias”, para divulgar a literatura infantil nacional, através de histórias, lendas e provérbios.
Mais de cem pessoas visitam diariamente o Museu Regional da Huíla, localizado na cidade do Lubango. Os estudantes universitários, funcionários públicos, turistas nacionais e estrangeiros são os grupos que mais frequentam o museu.
O Museu Regional da Huíla foi fundado em 1957 e possui 1.300 peças etnográficas.

Pais devem motivar os filhos

A coordenadora das actividades extracurriculares da Escola do primeiro ciclo Njinga Mbandi, Dinamene Tavares, apelou aos encarregados de educação para motivarem os filhos a visitarem regularmente os museus.  No fim da visita que os alunos da Escola do primeiro ciclo Njinga Mbandi efectuaram  aos Museus Nacional de Antropologia e de História Militar, Dinamene Tavares informou que o estabelecimento de ensino tem promovido com frequência actividades do género, mas é necessário que os pais sensibilizem os educandos sobre a importância dos museus.
O responsável do Departamento de Cultura, do Museu Nacional de História Militar, Celestino Alicerce, considerou importante as visitas porque “o museu é um espaço documental que arquiva o passado do povo angolano”, onde as pessoas   investigam e conhecem a história do país. O responsável do Departamento de Educação e Animação Cultural, do Museu Nacional de Antropologia, Massokolo Nsitwatala, defendeu a necessidade de haver mais iniciativas para a valorização dos museus. Segundo ele, é importante que os alunos saibam o que existe nos museus.
Assinalado a 18 de Maio, este ano  o Dia Internacional dos Museus teve como lema “Museu para uma sociedade sustentável”, definido pela UNESCO.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA