Obras de Wharol em mostra


22 de Novembro, 2015

Mais de cem obras de Andy Warhol, feitas no último período da sua vida, e nunca antes mostradas ao público, integram no próximo ano uma exposição dedicada ao artista, a ser inaugurada no Museu de Arte e Arqueologia da Universidade de Oxford, o Ashmolean.

As obras vêm do Warhol Museum de Pittsburgh, EUA, e da colecção privada de Christine e Andrew Hall, multimilionário e coleccionador britânico formado em Oxford e há muito a viver nos EUA. A exposição decorre entre 4 de Fevereiro e 15 de Maio de 2016.
Entre os quadros seleccionados está o retrato da artista Joseph Beuys em serigrafia, feito depois de os dois se terem finalmente conhecido em 1979. “Eles tornaram-se símbolos da sua época”, afirmou ao “The Guardian” o curador da exposição, Norman Rosenthal.
O retrato da então princesa do Irão, Farah Asraf Pahlavi, “Painted Lady” (1977) é outro dos trunfos desta exposição, que integra ainda a produção do artista desde os anos 1960, quando se tornou pioneiro da pop art, até às “obras experimentais da sua última década”, como a serigrafia “Heaven and Hell Are Just One Breath Away!”.
Andy Warhol foi um empresário, pintor e cineasta norte-americano, bem como uma das figuras de maior destaque do movimento de pop art.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA