ONU propõe nova agenda


14 de Agosto, 2015

A conselheira especial do secretário-geral da ONU para o planeamento da agenda de desenvolvimento pós-2015 afirmou ser essencial que os países façam os esforços necessários para a realização de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável.

Amina Mohammed, que falava ontem à estação de rádio da ONU, disse que, pela “primeira vez”, não se está a “colocar um paliativo no problema”, mas sim a olhar para as suas “raízes”.
A alta funcionária das Nações Unidas lembrou que, no dia 2 deste mês, os 193 Estados-membros da ONU concordaram numa agenda ambiciosa, que contém 17 novos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. O seu objectivo, acrescentou, é acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar das pessoas e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente até 2030. O acordo conclui um processo de negociação que durou mais de dois anos.
Os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável vão ser formalmente adoptados pelos líderes mundiais numa cimeira especial,  decorrer em Nova Iorque, de 25 a 27 de Setembro.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA