Original da estátua continua perdido

Roque Silva |
26 de Maio, 2015

Fotografia: Santos Pedro

A ministra da Cultura afirmou ontem, em Luanda, que a Direcção Nacional dos Museus trabalha com organismos internacionais para recuperar as peças museológicas retiradas de forma ilícita de Angola.

Rosa Cruz e Silva disse, no Encontro Nacional dos Directores dos Museus de Angola, a decorrer até hoje no Museu Nacional de História Natural, que mais de 350 bens patrimoniais desaparecidos do acervo nacional foram localizados em Portugal, Brasil, França e Bélgica, muitos dos quais roubados por funcionários das instituições museológicas.
O original do Pensador é uma das peças mais procuradas e que ainda está por encontrar e cujo processo de recuperação é moroso e obriga à intervenção de várias partes.
Rosa Cruz e Silva defendeu a necessidade de requalificar as estruturas e renovar as exposições dos museus de acordo com os padrões internacionais, de modo a que se transformem em pólos de atracção, além de preservar o acervo em melhores condições e contribuir para o desenvolvimento socioeconómico de Angola.“As instituições museológicas de Angola têm de estar à altura do tesouro e das riquezas patrimoniais, para que se mantenha viva a memória e a cultura do povo angolano”.
O momento de crise que o país enfrenta, disse a ministra da Cultura, é uma oportunidade para  os museus se constituírem em fontes de receitas e colaborarem de forma significativa na melhoria da qualidade de vida da população. Os museus devem realizar acções para atrair turistas.
Rosa Cruz e Silva explicou que a construção de depósitos nos museus, um investimento em curso, permite criar um ambiente apropriado para acondicionamento e conservação do acervo museológico.   
A extensão da rede museológica com a criação de museus de especialidade, entre os quais Museu da História de Angola, da Ciência e Tecnologia, da Arte Contemporânea, dos Diamantes, dos Petróleos e do Café, foi defendida pela ministra da Cultura, que concluiu: “Para tal, é necessário apostar na formação e capacitação dos técnicos”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA