Postal de Albert Einstein apresentado em exposição


19 de Novembro, 2014

Um postal assinado por Albert Einstein, quando visitou o Japão em 1922, após lhe ser atribuído o Prémio Nobel, foi descoberto num museu de Shiga, no centro daquele país, noticiou ontem, a agência Kyodo.

O referido postal foi encontrado no Museu Eizaburo Nishibori Memorial Explorer da cidade de Higashiomi, na região de Shiga, e é dedicado à figura de Nishibori, líder da primeira expedição japonesa à Antárctida.
 O postal de Einstein estava entre os despojos do explorador doados no ano passado pela sua família ao museu.
A agência noticiosa refere que o postal, que tem impressa a imagem do físico, foi provavelmente um presente de Albert Einstein a Nishibori quando este o acompanhou a Kioto e Nara, na qualidade de tradutor.
O postal, que o museu Eizaburo Nishibori Memorial Explorer apresenta ao público no próximo ano, com um autógrafo de Einstein, tem a data de 12 de Dezembro de 1922, dia em que o físico visitou o Castelo de Nijo, em Kioto. Tsutomu Kaneko, professor emérito da Universidade de Osaka, encarregado de examinar o postal, disse que possivelmente o prémio Nobel entregou postais idênticos as pessoas que conheceu durante a visita ao Japão.
Albert Einstein, que registou a visita no seu diário, escreveu sobre o Palácio Imperial de Kioto, que considerou “o edifício mais bonito que vira”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA