Preservação do património é preocupante


14 de Janeiro, 2015

A direcção municipal da Cultura em Ombadja, desenvolver campanhas de sensibilização sobre a importância da preservação e conservação dos monumentos e sítios.

O responsável do sector disse à Angop, que a iniciativa se destina a alertar para a importância de valorizar e preservar os monumentos e sítios.
Estas campanhas, afirmou, António Jerónimo, servem especialmente para reforçar a colaboração das comunidades nas acções de protecção e divulgação dos marcos históricos e culturais.
O estado de conservação dos monumentos e sítios históricos, referiu, é inquietante, uma vez que a população não colaborar na sua preservação.
A direcção da Cultura, revelou, tem já um projecto para recuperação destes locais, cuja execução aguarda apenas pela disponibilidade financeira.
O município tem três monumentos históricos reconhecidos, 11 não reconhecidos, um sítio histórico reconhecido, seis não reconhecidos e 14 sítios de memórias, que necessitam urgentemente se ser restaurados.
Na província do Cunene existe um vasto mosaico cultural que deve ser divulgado e valorizado tendo em conta a sua diversidade e manifestações ainda evidentes nos dias de hoje na tradição local desde uso da língua e trajos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA