Cultura

Ricardo Kapuka expõe “Vida e Fé” em Luanda

“Vida e Fé” é o titulo da quin-ta exposição individual de artes plásticas do pintor Ricar-do Kapuka, que é inaugurada, hoje, às 18h00, no Espaço Lu-anda Arte (ELA), na Baixa de Luanda.

A mostra do pintor da Catumbela junta dez pinturas, e fica patente até ao dia 25 de Abril.O artista que, pela primeira vez expõe na capital do país, realizou a sua primeira exposição individual em 1987, na altura tinha 11 anos de idade, nas instalações da Televisão Pública de Angola (TPA), em Benguela, com a curadoria do falecido pintor Délio Baptista.
Ricardo Kapuka, um pintor com vasta experiência, formou-se em desenho de animação 2D e artes gráficas, no Centro Profissional da Amadora (Portugal).
Em 2012, vence o Prémio Ensa/Arte, distinção dedicada às províncias, na categoria de pintura (Benguela).
Tem obras representadas em diversas colecções na Europa (Portugal) e na América (Canadá), além da colecção do Banco Caixa Totta Angola.
Em 2016, foi o  vencedor do Prémio Alliance Française-Ensa/Arte. Ainda no mesmo ano, foi o segundo classificado do grande Prémio “Ensa/Arte”, na categoria de pintura.
Desde que começou a  notabilizar-se nas artes plástica, realizou diversas exposições individuais como “Sete Dias Antes e Depois” (2016), na galeria Nuno Sacramento de Arte Contemporânea, Ílhavo (Portugal), “Antes de Tudo” (2011), na Galeria Kanawa, restinga do Lobito.

Tempo

Multimédia