Património imaterial é tema de formação

Manuel Albano |
8 de Novembro, 2015

Fotografia: Paulo Mulaza |

A Implementação da Convenção do Património Imaterial da UNESCO no Plano Nacional” é o tema de uma acção de formação promovida de 9 a 13 pelo Instituto Nacional do Património Cultural (INPC).

A iniciativa , destinada a especialistas em difusão e protecção do património cultural imaterial nacional,  decorre no INPC, e a cerimónia de abertura, às 9h00, é no Museu de História Natural.
A directora do INPC disse ao Jornal de Angola que o objectivo da formação é dotar “mais de 50 técnicos nacionais” de conhecimentos sobre a recolha, preservação, manutenção e catalogação do património imaterial angolano.
Maria da Piedade afirmou que no primeiro e no segundo trimestres de 2016 se realizam dois seminário sobre “protecção do património cultural imaterial nacional”, o último destes “preenchido praticamente com actividades de campo”.
Os seminários, realizados em parceria com a Noruega  e a UNESCO, enquadram-se num programa criado pela instituição das Nações Unidas sobre “Reforço da Capacidade Nacional para a Implementação da Convenção 2003, de salvaguarda do Património Cultural Imaterial na África Lusófona”.
A UNESCO pretende com a realização destes seminários ajudar os Estados-membros a preservarem e divulgarem o património cultural.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA