Paulina Preto vence no Uíge

Joaquim Júnior | Uíge
3 de Outubro, 2015

A cantora Paulina Preto vai representar a província do Uíge na fase Nacional do concurso de Músico Popular Angolana (Variante), edição 2015, que se realiza no dia 6, na cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte.

Paulina Preto venceu na noite de quinta-feira  a fase provincial do Variante 2015, no Uíge, ao interpretar uma canção na língua nacional quimbundo, no estilo tradicional “undanda”.
A gala, organizada pela Direcção Provincial da Cultura decorreu no Complexo Turístico Lazer Flor, na qual participaram sete concorrentes provenientes dos municípios do Songo, Uíge, Bungo, Negage e Dange Quitexe.
Para encontrar a representante do Uíge a fase nacional do concurso, o júri constituído por Nlando Mia Bansimba , Amadeu Cardoso e Leão Pululu, analisou a letra, música, traje, composição, ritmo, enquadramento e harmonia musical.
Paulina Preto obteve 73 pontos, contra 72,5 do segundo classificado, Lolo Micael, e 65,5 pontos da terceira classificada, Alice Vidal.
A vencedora prometeu trabalhar muito para representar condignamente a província na fase nacional do Variante. “Assumo o compromisso de ensaiar com alguma regularidade, treinar melhor as minhas bailarinas e aprontar a indumentária para que no concurso nacional esteja em condições de mostrar ao país que no Uíge a música popular é feita com muita classe”, disse.
O director da Cultura no Uíge, José Caricoco Cuxiquina, garantiu que a representa provincial na fase nacional do concurso vai receber o apoio necessário com vista a participação condigna da província na gala. “Acredito que a vencedora vai estar em condições de promover ao mais alto nível a força da música popular do Uíge”, concluiu.
O Festival de Música Popular Angolana “Variante”, de âmbito nacional, tem a participação de cantores que representam as 18 províncias, tendo como objectivo estimular a criação dos artistas e preservar a identidade cultural no domínio da música.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA