Cultura

Peça “Cassinda” regressa à cena hoje em Luanda

Manuel Albano

A peça “Cassinda Não Volta atrás”, clássico do teatro angolano do grupo Nguizane Tuxicane que em Setembro celebra 21 anos de existência, é exibido hoje às 20h00, no  Auditório Njinga Mbande, em Luanda.

Fotografia: DR

Na segunda temporada,  enquadrado no projecto “Quinta é no teatro”, a peça que nas últimas duas décadas está a ser merecedora de rasgos elogios, procura uma abordagem sobre as barreiras entre a tradição e o moderno.
Exibida pela primeira vez em 1997, a obra escrita um ano antes da estreia, por Hermenegildo de Aguiar, narra a história de Cassinda que é um jovem da localidade do Lunje, no Huambo, que aceita as condições impostas pelo sogro, Namunda, para casar com a sua filha.
Namunda exige duas condições, para autorizar que a filha Tchifole se case. A primeira, depois de casados, o genro e a filha devem viver em casa dele, a segunda, se morresse, o genro tinha de ser enterrado, ainda que vivo, na mesma sepultura.
A cena desenrola-se em casa de Namunda, na presença de muitos interessados em casar com Tchifole. Os pretendentes desistem depois das condições impostas pelo pai, até que aparece Cassinda, rapaz que aceitou as obrigações do pai da amada.

Tempo

Multimédia