Cultura

Peça de teatro “Ingrattus” exibida no Cine Sporting

Roque Silva

O espectáculo “Ingrattus”, sobre a defesa e a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, é apresentado amanhã, às 20h00, no Cine Sporting, na cidade do Bié, pelo projecto Cena Livre.

Chiquinho e Chiquito personagens da peça do Cena Livre
Fotografia: DR

A peça é exibida numa maratona enquadrada nos festejos do 11 de Novembro, na qual participam outros três colectivos locais, numa promoção da Associação Provincial do Teatro do Bié.
Hoje, sobem ao palco os grupos INE Marista e Omalã VetoWeya, com as peças “Igreja do Papá Maná” e “Cá se Faz, Cá se Paga”, e amanhã, na segunda sessão, o Olombangue apresenta “Flores ou Saco de Arroz”.
A peça “Ingrattus” é um retrato das peripécias que as pessoas com deficiência enfrentam diariamente em Angola, com maior pendor para os actos e expressões de discriminação.
Escrita por Walter Cristóvão, o espectáculo dá subsídios sobre a forma como essas pessoas, que se sentem discriminadas, se podem defender em situações idênticas.
Montada no género comédia, a história gira em torno de dois deficientes que passam por várias situações desfavoráveis à sua condição, como a rejeição, que inclusive os leva a pensar a porem termo à própria vida. Mas, apesar dos obstáculos, ambos encorajam as pessoas a enfrentarem os problemas com inteligência e a manterem o foco nos seus objectivos.
Ao espectáculo dão vida a outros personagens os actores Isabel Linda, como Maria da Rua 28, Rui Nereu (Garçon), Nareth Dala (Vani Boazuda) e Inara Alexandra (Victória).

Tempo

Multimédia