Peça "Hotel Komarka" em cena na Liga Africana

Roque Silva |
3 de Setembro, 2014

Fotografia: Paulino Damião

O colectivo Henrique Artes exibe sábado e domingo, às 20h00, na Liga Africana, em Luanda, a peça de teatro“Hotel Komarka”, que foi o espectáculo revelação do 4º Festival de Teatro Internacional de Língua Portuguesa (FESTLIP), realizado em Julho de 2011 no Rio de Janeiro.

Integrado na programação do FENACULT 2014, a peça, com duração de uma hora e 50 minutos, é caracterizada com drama, ficção e acção. Com linguagem aberta e sem tabus, com cenas chocantes e muito humor, o enredo desenrola-se numa cela onde sete reclusos revivem as suas emoções, sonhos e aventuras.
A peça retrata desafios dos presos que tentam desrespeitar as regras e montam um esquema para tentar escapar da cadeia depois de cumpridos mais de vinte anos, sem  temerem as represálias dos guardas prisionais.Os actores personificam os presos que tentam de qualquer maneira mostrar, de modo vivo e envolvente, as suas frustrações. O autor da peça, Flávio Ferrão, dizque o objectivo é sensibilizar os jovens para se absteremda violência e optarem por uma vida saudável e sem prática de crimes.Segundo Flávio Ferrão,a ideia é lutar contra a delinquência, um problema que afecta negativamente as sociedades.
A encenação e direcção do espectáculo é colectiva.
Com esta peça, o Henrique Artes representou Angola na 5ª Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, que se realizou em 2010, no Centro Cultural de São Paulo, no Brasil, que juntou dez outras companhias de África, América Latina e Estados Unidos.O reportório do grupo inclui já os espectáculos “A Órfã do Rei”,“Renascer”, “Luanda Meu Enigma” e “Passageira 640”.
Fundado a 26 de Outubro de 2000 por estudantes do ensino pré-universitário, o colectivo venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes em 2012, na disciplina de teatro, pelo conjunto da sua obra e por se tornar uma marca de incontornável referência do teatro angolano, com uma componente de regularidade cénica, exibindo uma produção com padrões internacionais.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA