Peça “Kixiquila” no Balumuka


7 de Agosto, 2016

A peça “Kixiquila” vai ser apresentada hoje, em duas sessões, no Centro Cultural e Recreativo Balumuka, em Luanda, pelo Colectivo de Artes 17 de Dezembro.

“Kixiquila” aborda o quotidiano dos luandenses, as alternativas financeiras encontradas pelos trabalhadores para suportar as despesas das famílias durante um mês, recorrendo aos empréstimos, bem como as consequências advindas dessas práticas, designadas por “Kixiquila”.
Além da peça, vai ser realizado um espectáculo musical no mesmo espaço, cujos ingressos são vendidos no local ao preço de 1.000 kwanzas, e o público tem direito a brindes. Ontem, o colectivo  apresentou no mesmo espaço a peça “Luanda nossa casa”,  sobre vários problemas sociais que afectam a cidade de Luanda.
Em entrevista nesta sexta-feira à Angop, o encenador do grupo, António Carlos, deu a conhecer que a peça “Luanda nossa casa” faz uma abordagem sobre a melhor forma de tratamento do lixo, a conservação dos meios públicos, o respeitos sobre os mais velhos e os esforços conjuntos entre os cidadãos para que haja uma Luanda melhor para viver.
 Segundo o encenador, a peça aborda também o alcoolismo e o tabagismo e suas consequências nas famílias, a prostituição e violação. Informou que pretende chamar a atenção das pessoas sobre os males que assolam a sociedade,  alertando para as  consequências e os  perigos das  doenças sexualmente transmissíveis  e  o uso excessivo  do álcool.
O colectivo 17 de Dezembro foi fundado em 2003 e conta no seu repertório com várias peças, entre as quais “Lágrimas perdidas”,“De quem é a verdade”, ”Amor e intriga” e “Naquele tempo”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA