“Pensar África” já nas bancas

Amilda Tibéria |
6 de Maio, 2017

Fotografia: Dombele Bernardo|Edições Novembro

Os países do continente berço da humanidade devem criar maiores parcerias, com vista a fortalecer o diálogo entre os africanos defendeu, quinta-feira, Adebayo Vunge, na  apresentação do terceiro livro, “ Pensar África”, no Memorial  António Agostinho Neto, em Luanda.

No lançamento do livro, o autor apresentou de forma resumida algumas ideias erradas que muitas pessoas têm em relação ao continente africano, sua cultura, seus povos e o seu próprio desenvolvimento.
A cooperação e um maior intercâmbio entre os africanos, disse o autor, tem sido mais frequentes, o que tem permitido uma maior união entre os povos, fruto dos avanços tecnológicos e desenvolvimento registados entre países.
Embora reconheça existir alguma complexidade na relação de cooperação entre alguns países africanos, acredita ser possível uma melhor conivência entre os povos.  “Já ouvimos falar de vários globos internacionais, onde existe uma grande coesão e diálogo de cumplicidade e estratégia. É esse espírito de cordialidade que precisa ser fortalecido entre os africanos, de forma a permitir o avanço para um projecto de integração regional”, disse. Cada um dos Estados, realçou, individualmente tem tido êxitos, o que lhes permite, de certa forma “ignorar”, a importância da unidade continental.
Elísio Filindro, representante da editora Rosa de Porcelana, que editou o livro, disse que vão continuar a apostar em projectos literários, que promovam os valores culturais dos povos  africanos. Salientou que o livro é “um resumo que apresenta aspectos importantes sobre os novos desafios de África”.
Adebayo Vunge é natural de Luanda. Jornalista e docente universitário é autor dos livros “Dos Mass Média em Angola” (2006) e “A Credibilidade dos Media em Angola”, em 2010. Desempenhou funções diplomáticas na Embaixada de Angola em França e actualmente é o responsável do gabinete de comunicação institucional e imprensa, do Ministério das Finanças.

capa do dia

Get Adobe Flash player



ARTIGOS

MULTIMÉDIA