Percentagem de mulheres diminuiu


25 de Janeiro, 2015

Fotografia: Divulgação

Um estudo divulgado pela organização Center for the Study of Women in Television and Film mostra que a situação das mulheres na indústria televisiva - incluindo canais abertos, cabo e Netflix - piorou nos últimos dois anos.

Segundo o relatório, no período entre 2012 e 2013, o número de mulheres representava 25 por cento dos funcionários de bastidores da área - entre 2013 e 2014 o percentual foi de 26 por cento. No cinema, a percentagem de mulheres empregadas em cargos de bastidores é 26 por cento (o mesmo patamar de 2012-13).
Nas produtoras de conteúdo para TV e Netflix dos EUA, as funções que mais alocam mulheres são as de produtor (40 por cento), escritor (26 por cento), produtor executivo (21 por cento), criação (19 por cento) e edição (16 por cento).
No cinema americano, a percentagem de mulheres a trabalhar na composição de documentários ainda é maior (28 por cento) do que a de mulheres a trabalhar com longas e curtas-metragens de ficção (24 por cento). “Esses dados ficam ainda mais assombrosos quando comparados com a percentagem de mulheres realizadoras de filmes de maiores bilheteiras em 2013: seis por cento”, diz o texto. Entre as funções no cinema, as mulheres ocupam na sua maioria os cargos de produtor (33 por cento), produtor executivo (27 por cento), realizador (23 por cento) e escritor (22 por cento).

Personagens


O estudo, ao analisar episódios aleatórios de séries televisivas, avaliou que as mulheres representam 40 por cento de todos os personagens que dialogam e 40 por cento de todos os personagens principais. Das personagens femininas, 77 por cento são brancas, 13 por cento são não brancas, quatro por cento latinas, dois por cento asiáticas e igual percentagem de outras etnias. A maioria dos personagens mulheres tem entre 20 e 30 anos (59 por cento) - enquanto a maioria dos personagens masculinos está na faixa dos 30 e 40 anos. As mulheres também têm maior oportunidade de encenar papéis ligados à vida pessoal (esposa, mãe, namorada): 52 por cento - a percentagem entre os homens é 35 por cento.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA