Percurso das danças em debate

Manuel Albano
17 de Outubro, 2015

Fotografia: Santos Pedro

“Raízes e história da dança kizomba” é o tema de um seminário sobre o percurso das danças angolanas a ser realizado amanhã, das 09h00 às 20h00, na sede da Associação Chá de Caxinde, em Luanda.

Para o feito foi convidado um leque de conhecedores na matéria como prelectores, com destaque para Dionísio Rocha, Maneco Vieira Dias, Agnela Barros, Domingos Nguizani, Sacaneno João de Deus, Sita e Lito Graça.
Os temas abordam as origens e o percurso da história das danças tradicionais e contemporâneas nacionais, a sua valorização, exploração da diversidade rítmica e características das danças angolanas e o papel importante que desempenham na preservação e aproximação das culturas.  A coordenadora da iniciativa, Bernadeth Mabungo, disse ontem ao Jornal de Angola que a palestra visa aproveitar a experiência de personalidades ligadas ao mundo da música e dança no país com conhecimentos sobre o tema, no sentido de deixar um legado positivo aos jovens bailarinos e coreógrafos.
O importante, disse, não deve ser apenas saber dançar, mas também é necessário que os artistas saibam mais sobre a origem, influências e os caminhos para continuar a valorizar e promover as danças, com particular destaque a kizomba. “O objectivo é aprender mais sobre a realidade artística da origem das danças, por existir um potencial enorme dos criadores angolanos”, afirmou. A coreógrafa defendeu que um dos aspectos importantes para que os jovens possam aumentar os conhecimentos sobre as danças, passa fundamentalmente por um trabalho de pesquisa. “Devemos aliar a criatividade artística aos conhecimentos teóricos, de forma a termos uma orientação, e em fóruns próprios sabermos defender as nossas origens”.
A professora e coreógrafa de dança disse que o seminário vai também incluir uma sessão de dança, juntando jovens e adultos, no sentido de dar a conhecer à juventude as origens da kizomba e do semba.
Bernadeth Mabungo, bailarina e professora de dança, já tem na sua trajectória os títulos de vencedora do concurso nacional de kizomba e do concurso internacional de kizomba 2009, realizado em Portugal. Mentora do projecto Kizomba na Rua, tem actuado em palcos norte-americanos, ensinando a dança angolana.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA