Percurso de Viteix em debate


10 de Maio, 2017

O artista plástico Francisco Van-Dúnem “Van” profere hoje, às 18h30, uma palestra subordinada ao tema “Uma Visão Holística sobre a vida e obra de Viteix”, no Instituto Camões - Centro Cultural Português, com prelecção do crítico Jerónimo Belo.

Durante a palestra, Van vai relembrar o percurso artístico daquele que é considerado uma das maiores referências das artes plásticas angolanas do pós-Independência, realça um comunicado de imprensa do centro cultural.
Segundo o comunicado, o trabalho e perfil artístico, pessoal e humano de Vitex marcaram uma geração e continuam a influenciar actualmente muitos artistas. Van, que teve o privilégio de ser amigo, conviver e partilhar experiências com Vitex, nesta palestra vai “revisitar” o seu percurso e legado.
Citando as suas palavras, Van ressalta que, “apesar de nunca se falar do homem que viveu entre nós e muito se dedicou à causa artística, tenho a certeza que o seu nome fica marcado na história das artes angolanas. Vítor Manuel Teixeira, ou apenas Viteix (nome artístico), foi alguém que esteve na origem das formulações da política da reestruturação orgânica do pelouro da cultura e da captação de recursos humanos qualificados para a área artística”.
Van recorda ainda que Vitex “teve um papel importante na captação de bolsas de estudo para jovens em países estrangeiros, foi artista plástico e promotor cultural, principal impulsionador do associativismo e disseminador de núcleos de artes plásticas em Angola, no período que se seguiu à Independência, foi também inexorável na organização, no método e na prática”.
Jerónimo Belo, na sua prelecção, vai dar o seu testemunho como amigo de Viteix. “Essa tua visão antecipada das coisas, esse carácter mágico da tua obra, continuam a perseguir o olhar e a transformar as tuas telas, quadros, gravuras, numa referência de ontem, de amanhã e de sempre”, disse Jerónimo Belo ao Jornal de Angola.
Viteix, nome artístico de Vítor Manuel Teixeira, nasceu em 1940, em Luanda e faleceu a 10 de Maio de 1993. Estudou Artes Plásticas em Angola e Portugal.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA