Phil Collins doa colecção a museu do Texas


2 de Julho, 2014

Fotografia: DR

O músico Phil Collins, vencedor de vários Grammy, disse que vai doar a sua ampla colecção de artefactos da batalha de Álamo, de 1836, a um museu no Texas.

Os objectos foram adquiridos pelo músico devido ao seu interesse e gosto pela arte, o que lhe permitiu satisfazer o seu antigo fascínio pelo Álamo praticamente desde que nasceu, há 63 anos.
Ao longo dos anos, Phil Collins reuniu a maior colecção de curiosidades sobre a Revolução Texana e a Batalha do Álamo. “muitas pessoas iam preferir comprar Ferraris, outras casas antigas, eu comprei pedaços velhos de metal e papel”, disse o ex-baterista e vocalista dos Genesis e autor de sucessos como "Against all odds" e "Another day in paradise".
A colecção inclui peças raras como uma espingarda de Crockett e uma das facas originais de Jim Bowie, um dos defensores do Álamo, informou o Comissário do Museu do Texas, Jerry Patterson. Os objectos estavam em casa do músico na Suíça.
A colecção vai ser apresentada de forma regular no museu, onde existe uma versão da batalha do Álamo, que também é ensinada nas escolas norte-americanas. As peças vão chegar ao Texas nos próximos meses.
A batalha do Álamo foi uma guerra crucial na Revolução do Texas, nos EUA. Depois de um cerco de 13 dias, as tropas mexicanas sob o comando do general Antonio López de Santa Anna lançaram um ataque sobre a Missão Álamo perto de San Antonio de Béxar (Texas). Todos os defensores do local foram mortos. A crueldade de Santa Anna durante a batalha inspirou muitos colonos do Texas e aventureiros a juntarem-se ao exército.
Neste histórico local, Crockett e os seus 160 homens lutaram e foram mortos em combate pela independência do Texas. Meses depois, estimulados por um desejo de vingança, os texanos derrotaram o exército mexicano na Batalha de San Jacinto, no dia 21 de Abril de 1836, terminando a revolução.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA