Pianista Alexey Shakitko toca Chopin em Luanda


26 de Maio, 2015

O tenor e pianista russo Alexey Shakitko realiza amanhã, às 19h30, no Museu de História Militar, em Luanda, um concerto dedicado ao compositor francês Frédéric Chopin.


 Pela segunda vez em Luanda, Alexey Shakitko  interpreta  “Ballade”, “Prelúdio”, “Valse Brillante”, “Nocturno”, entre outros temas de Chopin, considerado um dos  expoentes do período romântico.
Entre os seus recitais constam ainda a “Coroa de flores para Chopin” destinado a comemoração do aniversário da Marquesa da Cadaval, e o concerto de beneficência para vítimas de terramotos na Ásia.
Em 2009 realizou um programa em São Petersburgo: “Noite dos Concertos”, onde tocou o concerto duplo de Bach, o concerto de Mozart nº 23 e de Brahms, nº1. Em 2004 realizou um concerto em Luanda a convite do Governo, e em 2002, em Nagóia, no Japão.
Alexey Shakitko nasceu em 1976 no Cáucaso do Norte, na Rússia, aos seis anos de idade foi admitido extraconcurso na classe de piano da Escola Juvenil de Música e Artes, na cidade de Norilsk. Em 1990 foi transferido para a Escola de Música para Crianças Dotadas, filial da Escola Profissional de Música de Norilsk. Após ter completado os seus estudos nesta instituição de ensino, ingressou na Escola Profissional de Música de Norilsk, na classe de L. V. Kartasheva, docente do Conservatório Nacional de São Petersburgo.
Actualmente reside em Portugal, tem actividade profissional como pianista concertista, toca para todo o corpo diplomático em Portugal, em apresentações e eventos musicais, colabora com o Teatro Nacional de São Carlos, com a Companhia Nacional de Bailado e a Fundação Calouste Gulbenkian, entre várias outras companhias e organizações musicais.
Entre 1998 e 2000, trabalhou no Teatro Mariinsky em São Petersburgo, na Rússia. Tem participado em diversas digressões pelas maiores salas da Europa e da China, em colaboração com os mais destacados artistas a nível mundial.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA