Pintor Arlindo Bezerra expõe obras na UNAP

Mário Cohen |
14 de Julho, 2016

Um conjunto de 21 quadros do artista plástico Arlindo Bezerra está patente desde terça-feira, até ao dia 27, no Salão Internacional da União Nacional de Artistas Plásticos (UNAP), em Luanda, na exposição “Reflexo do Dia-a-dia” .

A actividade é uma iniciativa da UNAP, que tem o espaço aberto não só para os seus associados desenvolverem actividades, mas também para os artistas das diversas disciplinas das artes plásticas.
Nesta exposição organizada pela UNAP, Arlindo Bezerro apresenta uma nova tendência, depois de uma experiência de nove anos na Holanda, a partir de 1991.
“Reflexos do Dia-a-dia” transmite diversas mensagens sobre a cultura dos povos Nhaneca-humbe, dos habitantes da Ilha do Cabo, que mantêm a tradição da rebita, dança de salão, assim como várias paisagens naturais de Angola.
Com 53 anos, o pintor aprofundou a sua actividade em artes plásticas na Holanda, no Centro de Arte Dokon e deu continuidade no atelier de Paulo Kapela.

Para o secretário-geral da UNAP, Tomás Ana “Etona”, a instituição que dirige está a dar oportunidade aos criadores de apresentarem os seus trabalhos ao público.
O artista Etona disse que apesar da UNAP não receber desde Janeiro o subsídio do Ministério da Cultura, tem envidado esforços no sentido de ajudar os criadores nacionais a desenvolverem as suas actividades artísticas. 
O secretário-geral da instituição reconhece que no interior do país existem criadores que merecem mais apoio e reconhecimento das instituições de direito, tendo acrescentando que não basta só o Ministério da Cultura trabalhar em prol dos criadores, pois “é necessário que os governadores provinciais e empresários locais apoiam o sector cultural”.
O responsável garantiu que a UNAP está a trabalhar no sentido de reverter a situação, para que os artistas beneficiem nos próximo tempos de mais apoios, pois como lembrou “não é possível existir um país sem arte ou uma nação sem cultura”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA