Cultura

Pintor Tiago Sachuma advoga realização de festival de artes

O pintor Tiago Muachi Sachuma defendeu, ontem, em Saurimo, a importância de realizar um festival de artes plásticas para melhor divulgar a identidade cultural da província da Lunda Sul.

Obras de artes plásticas permitem divulgar cultura da região
Fotografia: Paulino Damião | edições Novembro

Tiago Sachuma realçou que o festival pode servir para promover a venda dos trabalhos produzidos pelos artistas quer da Lunda-Sul, quer de outras províncias da região leste e nordeste do país.
Em declarações à Angop, afirmou que por esta via vai ser possível desenvolver um mercado das artes plásticas e permitir que haja troca de experiência entre a classe artística dessas regiões.
O artista, que pinta há 50 anos, sugeriu que o festival seja realizado no dia 28 de Maio, no âmbito das comemorações do dia da cidade de Saurimo, para aproveitar os visitantes envolvidos nas festividades provenientes de outros pontos do país.
Sobre os seus trabalhos, informou que utiliza com frequência a técnica primitiva da pintura a óleo, feita por ele aplicando pigmento em forma pastoso, líquida ou em pó a uma superfície, atribuindo-lhe matrizes, tons e texturas sobre a tela e papel.
No que toca a aquisição do material, informou que tem comprado em Luanda, Cabinda e Portugal.
Tiago disse ser prioridade, este ano, a abertura de um atelier, com o objectivo de ensinar crianças na arte do desenho e pintura.
Muachi Sachuma nasceu no dia 5 de Outubro de 1953, na Lunda-Sul. Fez o curso de pintura e artes por correspondência no centro de ensino à distância, Álvaro Torrão Lisboa, Portugal, em 1974 e 1975.

 

Tempo

Multimédia