Poemas de John Bella no Brasil


20 de Março, 2016

Fotografia: Kindala Manuel

O escritor angolano John Bella apresentou sexta-feira no Brasil o seu mais recente livro, “Embebedaram Chuva”, numa actividade promovida pelo Centro Cultural Afro-Brasileiro e a Biblioteca Zumbi dos Palmares, sediados em Taubaté, cidade do interior de São Paulo.

A actividade realizou-se à margem de um debate sobre literatura angolana e o papel da mulher na sociedade, com destaque para a Rainha Njinga, organizado pelas referidas instituições. O livro de poesia foi apresentado pela primeira vez em Luanda, em Abril do ano passado. Na ocasião, John Bella declamou poemas de sua autoria e de outros escritores angolanos.
John Bella publicou os primeiros livros de uma trilogia sobre Njinga a Mbande, intitulados Os Primeiros Passos da Rainha Njinga e O Regresso da Rainha Njinga.
Pela autoria deste último, foi considerado “Personalidade de Importância Cultural” em 2014,  pela União Baiana de Escritores. A trilogia encerra com Os Últimos Passos da Rainha Njinga, que o autor espera publicar ainda este ano.
O escritor publicou 14 obras de poesia, romance e literatura infantil. John Bella, pseudónimo de Jorge Marques Bela, nasceu a 30 de Setembro de 1968, em Luanda.
Membro da União dos Escritores Angolanos (UEA) e da Brigada Jovem de Literatura de Angola (BJLA), integrou, como outros jovens contemporâneos, o colectivo literário Ohandanji. O seu trabalho figura em algumas colectâneas, entre as quais a Antologia do Mar na Poesia Africana de Língua Portuguesa do Século XX, coordenada por Carmen Lúcia Tindó Ribeiro Secco e publicada pela Editorial Kilombelombe, por ocasião do 25.º aniversário da Independência de Angola.
Na sua bibliografia destaca-se o livro de poesia Água da Vida, prefaciado pelo escritor angolano Uanhenga Xitu, com o qual ganhou o prémio Galax em 1996. Em 2001, publicou Panelas Cozinharam Madrugada e o conto infantil Caixa Mágica e, em 2003, editou O Cântico Romântico à Paz.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA