Cultura

Poeta Ricardo Manuel ressalta papel da arte

A poesia tem um papel importante no que toca à melhoria do comportamento da pessoa numa determinada sociedade afirmou, na quarta-feira, em Luanda, o poeta Ricardo Manuel.


Em declarações à Angop, à margem da terceira edição do concurso de poesia em estilo livre, realizada no Camões - Centro Cultural Português, o artista justificou que através da poesia se pode, por exemplo, combater a violência doméstica e reduzir a delinquência através da transmissão de valores.
Através da poesia, reforçou, é possível edificar-se um mundo em que possa reinar mais amor, solidariedade e respeito pela vida humana.
Por sua vez, a jovem Anabela Simão, que declamou um poema da sua autoria, afirmou que a poesia pode ainda servir para alertar e prevenir contra a prática de hábitos condenáveis. />Já Ricardo António, outro poeta, reconhece que essa arte já conquistou o seu espaço no mercado literário angolano, apesar de carecer de incentivo por parte de certas instituições, para que surjam mais escritores pelo país.
“Para o surgimento de novos poetas, é necessário que haja mais actividades, principalmente, a nível das escolas primárias e que se reforcem as políticas e programas de divulgação dos livros a nível nacional”, comentou.
Participaram na actividade estudantes universitários que, durante três minutos, apresentaram a sua capacidade criativa no campo da declamação de poesias. 

Tempo

Multimédia