Cultura

Poluição dos oceanos ganha “PortoCartoon”

O croata Nikola Listes venceu o Grande Prémio “PortoCartoon 2018”, festival de humor do Porto, Portugal, que encerrou na primeira quinzena des-te mês,com uma caricatura sobre a poluição dos oceanos, onde pescadores lavam  peixe numa máquina de lavar roupa, para depois servir de alimento.

Fotografia: DR

“O Grande Prémio está relacionado com os temas que marcam a actualidade, como a questão de estarmos a encher os oceanos com plástico, com detritos, resíduos”, explicou à Lusa Francisco Ferreira, presidente da associação ambientalista Zero, e um dos membros do júri da 20 ª edição do “Porto Cartoon World Festival”, que este ano teve como tema “Limpar o Planeta”.
O “cartoon” que ficou em primeiro lugar foca um navio com pescadores que, ao recolherem pescado do mar, têm de o depositar de imediato numa máquina de lavar roupa, para que o peixe seja limpo e possa servir depois para alimentação, descreveu Francisco Ferreira, referindo que escolher o melhor trabalho foi uma tarefa “difícil”, porque a edição recebeu mais de dois mil e 500 trabalhos.
Esta edição recebeu “o maior número de trabalhos de sempre”, informou Luiz Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Im-prensa e impulsionador do festival, num encontro com jornalistas, realizado,  no Porto. Os cinco países de onde chegaram mais trabalhos foram o Irão (cerca de 500 obras), Turquia (cerca de 200), Brasil (cerca de 180), Roménia (114) e Portugal (96), houve também trabalhos da China, Polónia, México, Peru, Espanha, Bélgica, Áustria e Alemanha.

Tempo

Multimédia