Português vence


13 de Julho, 2015

Fotografia: AFP

O cartoonista português André Carrilho sagrou-se vencedor do Grande Prémio “World Press Cartoon” deste ano, com uma imagem sobre o vírus ébola, anunciou ontem a organização, numa cerimónia realizada em Cascais, Portugal.

O desenho do cartoonista, publicado no jornal “Diário de Notícias” a 10 de Agosto de 2014, retrata a forma como o vírus é visto pela comunicação social fora de África.
O júri justificou o prémio, avaliado em 10 mil euros, referindo que o desenho de André Carrilho “não expõe apenas o problema de uma doença devastadora, mas sobretudo denuncia a dualidade de critérios da imprensa europeia e norte-americana perante a origem das vítimas”. O vírus ébola e a Copa do Mundial, realizada no Brasil, foram os temas de destaque desta edição do “World Press Cartoon”, que em 2013 realizou-se em Sintra, Portugal.
Na categoria de Caricatura, o vencedor foi o brasileiro Cau Gomez, com um desenho do futebolista Messi e do Papa Francisco, enquanto o segundo prémio coube, também, ao brasileiro Dalcio, que retratou o músico David Bowie, e o terceiro foi entregue ao francês Riber. Na categoria Desenho de Humor, o primeiro prémio foi atribuído ao grego Michael Kountouris, vencedor do Grande Prémio da edição de 2013, com uma caricatura sem título, mas que tem dois homens a segurar dois cartazes com peixes de diferentes tamanhos.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA