Cultura

“Povo da Samba” abre desfile da classe A do Carnaval

Os grupos carnavalescos União Povo da Samba, na classe A, Unidos do Zango de Viana, no escalão B, ambos de adultos, e Cassules Kazukuta do Sambizanga, na classe infantil, são as primeiras agremiações a desfilarem no Carnaval 2019 da capital do país, a realizar-se nos dias 2, 3 e 5 de Março, na Nova Marginal de Luanda.

Fotografia: DR

O sorteio realizado na quinta-feira foi dirigido pelo secretário-geral da Associação Provincial do Carnaval de Luanda, António de Oliveira “Delon”, e testemunhado pelo director da Cultura e Turismo do município de Luanda, Manuel Gonçalves.
Na classe A, vão desfilar no dia 5 de Março, por ordem decrescente, os grupos União Etu Mudieto, União Juventude do Kapalanga, União Njinga Mbandi, União Geração Sagrada, União Kiela, União 54, União Recreativo Kilamba, União Twabixila, União Sagrada Esperança, União Twafunumuka, União Giza, União Mundo da Ilha, União Kabocomeu, União Nova Geração do Mar, União 10 de Dezembro, União Jovens da Cacimba e União Jovens do Mukuaxi.
Na classe B, vão exibir-se no dia 3 de Março, por ordem decrescente, os grupos União Kazukuta do Sambizanga, União Café de Angola, União 28 de Agosto, União 17 de Setembro, União Domant, União Amazonas do Prenda, União Kwanza, Unidos do Kilamba Kiaxi e União Angola Independente.
na categoria infantil, a ordem de desfile para o dia 2 de Março ditou a exibição dos grupos Kassules Juventude do Kilamba Kiaxi, Kassules Café de Angola, Viveiros do Njinga Mbandi, Kassules do Twufundumuka, Kassules Sagrada Esperança, Kassules Fogo Negro, Kassules Jovens da Cacimba, Kassules 10 de Dezembro, Kassules Amazonas do Prenda, Kassules 54, Kassules Petrolíferos, Kassules Juventude do Kilamba Kiaxi, Kassules Mundo da Ilha e Kassules Admiradores de Hoji ya Henda.
Manuel Gonçalves, na ocasião, apelou aos concorrentes pontualidade, organização, urbanidade e coesão para evitar constrangimentos realizando desfiles dignos.
O responsável aconselhou os líderes dos grupos a primarem pela qualidade das gravações musicais e a cumprirem com o tempo de três minutos e meio para cada canção, no sentido de evitarem eventuais penalizações.
Em 2018, o grupo União Recreativo do Kilamba venceu o Carnaval de Luanda na classe A e o União Povo da Samba na classe B, ambas em adultos, enquanto na categoria infantil o troféu foi conquistado pelos Jovens da Cacimba da Maianga.

Tempo

Multimédia