Prazo de candidaturas termina hoje

Roque Silva |
30 de Março, 2015

Os candidatos ao Grande Prémio Sonangol de Literatura 2015 devem entregar, até hoje, os seus trabalhos inéditos, na sede União dos Escritores Angolanos (UEA).

Segundo o regulamento, o concurso compreende trabalhos de todos géneros literários, trabalhos científicos, de investigação e ensaios de escritores consagrados.
São avaliadas apenas obras literárias escritas em português que relatam factos ou personalidades, ocorridos ou relacionados com o território nacional dos respectivos concorrentes. A qualidade, oportunidade, valor educativo e patriótico vão ser os principais critérios de avaliação.
O prémio literário abrange os escritores dos Países  Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Instituído em 1987 pela Sonangol, em colaboração com a UEA, o Grande Prémio Sonangol de Literatura é um incentivo à criação estética, à produção científica e ao gosto pela escrita e a leitura. Segundo o regulamento, o vencedor é distinguido com 50 mil dólares, acrescidos da publicação de dois mil exemplares da  obra.
O antropólogo e historiador cabo-verdiano  João Lopes Filho “Osagyeto Moisés” venceu a última edição deste prémio literário com a obra “Percursos & Destinos”.
O júri atribuiu menções honrosas às obras literárias “Laço de Aço Lasso”, da autoria de Jordão Augusto Trajano “Serafim”, e a “Filho do Planalto”, do moçambicano Marcelo Panguana “Zé Chibadura”.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA