Prémio literário aberto até Maio


17 de Março, 2015

O período de recepção das obras concorrentes ao Prémio Literário António Jacinto foi prorrogado até 31 de Maio, informou, ontem, em Luanda, o Instituto Nacional das Indústrias Culturais (INIC).

O vencedor recebe a quantia de 500 mil kwanzas, um diploma de reconhecimento e tem o seu trabalho publicado. A organização do concurso adiantou que o mesmo é aberto a todos os autores angolanos, com ou sem obras publicadas.
O Prémio Literário António Jacinto, instituído em 1993, é uma homenagem ao escritor nascido em 1924 no Cuanza Norte, que se destacou como poeta da geração Mensagem e membro do Movimento de Novos Intelectuais de Angola. Devido à militância política, esteve preso no Tarrafal durante 12 anos. Depois da independência foi ministro da Educação e Cultura. Participou na fundação da União de Escritores Angolanos e na vida política e cultural angolana. Ganhou vários prémios, nomeadamente o Noma, o Lotus, da Associação dos Escritores Afro-Asiáticos, e o Prémio Nacional de Literatura.
Em 1993, o Instituto Nacional do Livro e do Disco instituiu o Prémio António Jacinto de Literatura, autor que tinha o pseudónimo de Orlando Távora como contista.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA