Prémio Sonangol para

Arcângela Rodrigues|
17 de Janeiro, 2015

Fotografia: Jaimagens

Oliveira João Luís “Ajahembel”, de Malanje, 59 anos, foi o vencedor do prémio Sonangol Revelação de Literatura,  com a obra “Verdade e a mentira”. A menção honrosa foi atribuída a Carlos Álvaro Sebastião, de 30 anos, com a obra “Uma noite e três sonhos e os relatos de Marco Capango”.

O vencedor vai receber o prémio no valor de um milhão de kwanzas, no dia 25 de Fevereiro. O presidente do júri, Cornélio Calei, defendeu que as obras apresentadas foram as melhores na história do prémio Sonangol de Literatura.
Cornélio Calei disse que “o júri teve um trabalho muito difícil. Foram apresentadas 163 obras a concurso e no prazo de menos de três meses tínhamos de apresentar os resultados”.  
O presidente do júri apelou à juventude para que concorram. O prémio Sonangol Revelação de Literatura foi criado em 1987 pela Sonangol e pela União dos Escritores Angolanos.
Cornélio Calei destacou que a qualidade da obra, a narrativa, a escrita e o domínio da língua portuguesa foram as considerações que levaram a eleger o vencedor. Cornélio Calei disse ainda que as obras concorrentes devem ser entregues à União dos Escritores Angolanos de 1 de Janeiro até 31 de Março. O concurso está aberto aos escritores  dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA