Prémio Sonangol Revelação anunciado amanhã na UEA


15 de Janeiro, 2015

Fotografia: Paulino Damião

O nome do vencedor do Prémio de Literatura Sonangol Revelação-2015 é revelado amanhã às 10h00 numa conferência de imprensa, na sede da União os Escritores Angolanos (UEA).

As inscrições para o Grande Prémio Sonangol de Literatura, cujos originais devem ser entregues nas instalações da UEA, encerram em 30 de Março.
A este prémio, destinado a escritores dos países africanos de língua oficial portuguesa, podem concorrer obras inéditas de todos os géneros literários, bem como trabalhos científicos ou de ensaios.
O vencedor recebe o equivalente a 50 mil dólares e tem a garantia da obra ter uma edição de dois mil exemplares. O prémio é entregue em 25 de Fevereiro do próximo ano. O Grande Prémio Sonangol da Literatura foi apresentado no auditório da Biblioteca Nacional da Cidade da Praia, Cabo Verde. O presidente da Academia Cabo-verdiana de Letras, Corsino Fortes, referiu que o prémio “tem servido para a consagração de escritores no espaço dos PALOP”.
O secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, Carmo Neto, que encorajou os autores de Cabo Verde a participarem no concurso, referiu figuras da cultura daquele país, como José Evaristo Almeida, Jorge Barbosa, Baltazar Lopes, Manuel Lopes, Manuel Ferreira, Gabriel Mariano, Ovídio Martins e Amílcar Cabral.
O concurso de 2003 foi ganho pela cabo-verdiana Vera Duarte e pelo angolano Adriano Botelho de Vasconcelos. Três anos depois a mesma autora cabo-verdiana voltou a ganhar o Prémio, desta vez com António Ludgero Andrade.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA