Cultura

Presos quatro suspeitos de roubo "espectacular"

A polícia alemã prendeu na quarta-feira quatro suspeitos de executar o roubo “espectacular” de uma grande medalha de ouro com a imagem da rainha da Inglaterra num museu de Berlim.

Moeda de 100 quilos de ouro roubada de museu Alemão
Fotografia: Heinz-Peter Bader | Reuters

A identidade dos quatro homens, com idades entre 18 e 20 anos, não foi revelada, mas segundo os investigadores, são membros de um clã árabe vinculado ao crime organizado.
Outras nove pessoas próximas a este clã também estão na mira da polícia.
A medalha de ouro, que pesa 100 kg e está avaliada em 3,7 milhões de euros, foi roubada em 27 de Março do Museu Bode, situado na Ilha dos Museus da capital alemã.
Trata-se de uma medalha comemorativa canadense chamada “The Big Maple Leaf” com o retrato da rainha Elizabeth II. Ela mede 53 centímetros de diâmetro e três centímetros de grossura.
A peça não foi encontrada até agora e a polícia parte da ideia de que foi “dividida em pequenos pedaços ou levada para o exterior”, indicou o oficial da polícia criminal de Berlim Carsten Pfohl.
“Infelizmente temos que partir do princípio de que a peça foi vendida parcialmente ou por completo”, destacou em conferência de imprensa. “A minha esperança de encontrar partes pequenas desta peça são mínimas”, lamentou.
Os responsáveis pelo roubo teriam utilizado informações fornecidas por um funcionário de uma empresa terceirizada pelo museu. Os ladrões já haviam tentado realizar o roubo em duas ocasiões anteriores.
O grupo chegou ao museu a meio da noite com a ajuda de uma escada por uma linha férrea próxima.
As câmaras de vigilância gravaram as imagens de três homens vestidos de preto e com o rosto coberto. Segundo a polícia, tudo indica que os suspeitos detidos nesta quarta-feira se parecem com as pessoas do vídeo.

Tempo

Multimédia