Cultura

Produtores reforçam aposta na música gospel

Mário Cohen |

A  promotora de concertos Sektor 10  realiza no domingo, dia 11, pelas 16h00, no Hotel Diamante, em Luanda, o seu primeiro espectáculo gospel.

Fundadores da promotora fazem a sua estreia no mercado com cantores consagrados
Fotografia: José Soares| Edições Novembro




Para esta primeira edição, a promotora, criada por Joaquim Dala e Adilson Pinto, convidou os cantores Samuel Itengo, Ben Gonga, Grupo Consagração e Felix Clemente, para mostrarem, em aproximadamente duas horas e meia, o melhor do gospel angolano ao público.
O objectivo, defendem os criadores da promotora, é dar mais espaço aos criadores deste género, assim como mostrar a importância e o papel do gospel na construção de uma sociedade melhor. “O cerne do projecto é louvar à Deus, através da adoração e do testemunho pela música. Mas também é uma oportunidade de introduzir algumas das novas vozes do género, em associação com outras já consagradas”, disse Joaquim Dala.
O espectáculo, acrescentou, é o primeiro do projecto “Conectados”, criado para desenvolver um maior intercâmbio entre os artistas do gospel, a nível nacional. Embora, inicialmente, pensem em estar limitados apenas a Luanda, os promotores disseram que o seu sonho é trabalhar com os artistas de todo o país. “O gospel tem um papel activo na sociedade. É uma continuação do papel que as igrejas têm feito, de moldar o carácter da população. Caso houvesse mais apoios em termos financeiros ou acústicos, poderia existir um grande avanço neste género musical”, adiantou.
O cantor Adilson Pinto, que começou a sua carreira no grupo Inspirados por Deus, acredita ser importante a realização de mais concertos de música gospel, de forma a existir oportunidades iguais para os interpretes do género. “Hoje os jovens preferem apostar mais noutros estilos, assim como os próprios empresários. O gospel tem conseguido um lugar no mercado nacional devido ao esforço individual dos seus promotores e artistas.” Adilson Pinto informou ainda que depois da estreia o Sektor 10 vai realizar, mensalmente, concertos de gospel no mesmo espaço, como uma oportunidade dos músicos do género mostrarem o seu talento. “É uma forma de aproximar a música dos homens e destes com Deus.”
O primeiro CD de Adilson Pinto, “Volta”, tem 13 temas, todos interpretados no género gospel. Joaquim Dala é o produtor do grupo Inspirado por Deus. Depois de anos de experiência, os dois decidiram criar uma parceria, que resultou no Sektor 10.

Tempo

Multimédia