Profissionais fazem reflexão sobre o cinemao


25 de Dezembro, 2014

Fotografia: Divulgação

A Associação dos Profissionais de Cinema e Audiovisual (APROCIMA) realiza no sábado em Luanda um encontro de reflexão que visa recolher sugestões para enriquecer o Plano de Actividades para 2015.

Além dos corpos gerentes e associados participam no encontro artistas de outras associações, jornalistas, estudantes de arte e cinéfilos, que desejam contribuir para que a sétima arte angolana tenha novos rumos que permitam o seu desenvolvimento.
Os objectivos da reunião passam por analisar os primeiros meses de trabalho, assim como fazer sondagens para a criação de parcerias entre a APROCIMA e instituições públicas e privadas.
A APROCIMA foi fundada a 16 de Agosto de 2014 e visa o desenvolvimento e a promoção das artes cinematográficas e audiovisuais. A formação profissional dos seus membros e educação da sociedade em matéria de cinema e audiovisual constam entre os objectivos.
A APROCIMA presta assessoria às produções nacionais e estrangeiras, realizadas em território nacional, e defende a divulgação dos hábitos e costumes nacionais, regionais e locais nas produções cinematográficas e audiovisuais angolanas ou realizadas em território angolano.
Os estatutos da associação definem que a mesma deve cooperar com o Estado e a sociedade civil para o estabelecimento e aplicação de políticas de desenvolvimento do cinema e audiovisual em todas as suas vertentes, visando a paz e harmonia social, desenvolver projectos e acções que visem resolver ou atenuar os numerosos constrangimentos e dificuldades que prejudiquem o desenvolvimento harmonioso do cinema nacional.
A associação concorre ainda para a criação da indústria e do mercado cinematográfico nacional, a carteira profissional do cineasta angolano, apoiar os profissionais do ramo para participarem em festivais e mostras nacionais e internacionais, assim como cooperar com instituições internacionais congéneres, particularmente da SADC, CPLP e União Africana, com as quais Angola tem acordos de cooperação no domínio do cinema, televisão e audiovisual.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA