Projecto chega ao Lubango


24 de Junho, 2015

Fotografia: DR

O projecto cultural “Murais da Leba” foi apresentado, ontem, no Lubango, por Vladimir Prata e Thó Simões.

O projecto  inclui actividades de ecoturismo e  turismo cultural e tem como  pontos de referência a pintura nas paredes ao longo do traçado da Serra da Leba, seminários de artes plásticas e educação ambiental para alunos do primeiro ciclo do ensino geral. Durante a apresentação, Vladimir Prata disse que o projecto visa saudar o 40.º aniversário da Independência Nacional.
Está  prevista a realização de um festival músico cultural na Praça das Mangueiras, localizada na Estrada Nacional número 280 que liga as províncias do Namibe e Huíla.
Estão envolvidos 40 artistas plásticos nacionais e de   Portugal, Brasil, África do Sul, Cuba e Moçambique que  partilham mais de seis mil metros quadrados de parede ao longo da Serra da Leba para pintar.
Nas vésperas da comemoração da Independência Nacional, um festival de arte e cultura, uma feira de artesanato e espectáculos ao vivo com a participação de músicos nacionais marcam a inauguração dos murais da Serra da Leba.
O projecto, orçado em cerca de 80 milhões de kwanzas, pretende marcar uma viragem na imagem da Serra da Leba, uma formação montanhosa com cerca de dois mil metros de altitude e por onde passam diariamente mais de mil pessoas que viajam entre as cidades do Namibe e Lubango.
A par disso, alguns artistas convidados dirigem seminários para os alunos do ensino primário e primeiro ciclo, nas  temáticas de Educação Visual e Plástica da Escola de Formação de Professores Patrice Lumumba, do Namibe.
Vladimir Prata disse que  o Projecto “Murais da Leba” pretende tornar a Serra da Leba um local de atracção turística e cultural e quer chamar a atenção para a preservação da História, do meio ambiente e das infra-estruturas postas à disposição dos angolanos.
O projecto começa a ser executado em Julho e tem o apoio institucional do Governo Provincial do Namibe, do Ministério da Cultura e do Instituto Nacional de Fomento do Turismo.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA