Projecto "Kitanda das Letras" em Malanje


9 de Janeiro, 2015

Fotografia: Eduardo Pedro

A abertura da primeira edição da feira do livro, “Kitanda das Letras”, marcou ontem em Malanje as comemorações do 8 de Janeiro, Dia Nacional da Cultura.

A “Kitanda das Letras”, que inclui a mostra de obras literárias e temáticas, destina-se a comemorar a efeméride, mas também a incentivar os jovens à leitura.
O programa do 8 de Janeiro em Malanje inclui uma mesa-redonda sobre o contexto jurídico-legal da política cultural angolana, que se realiza na Rádio Malanje, e o lançamento do livro “O lugar do Nome”, de Luís Conceição Cristóvão Neto.
O 8 de Janeiro foi instituído Dia Nacional da Cultura em 1979 na sequência do discurso do primeiro Presidente angolano, Agostinho Neto, durante a tomada de posse os corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos, durante o qual saçlientou a necessidade da preservação da cultura de Angola, pela sua identidade, diferença e outros aspectos que caracterizam o país.

Palestras e exposições

Uma palestra sobre o contributo da cultura nacional no desenvolvimento da identidade angolana foi realizada ontem na vila do Bailundo, no âmbito das comemorações do 8 de Janeiro. Uma feira de artes, na qual estão expostas peças que valorizem a identidade cultural local, foi igualmente inaugurada na vida do Bailundo.
Momentos de exaltação cultural, com a participação dos agentes locais que aproveitaram a data para apresentarem as suas produções artísticas, também constaram do programa.
Além do Huambo, a província do Bengo acolhe também uma exposição sobre a literatura angolana e estrangeira que está patente na Biblioteca Provincial do Bengo, também no âmbito das comemorações do Dia da Cultura Nacional.
Na exposição estão patentes mais de 200 obras, de carácter científico, académico e literatura (poesia e conto).
A responsável da Biblioteca Provincial do Bengo, Isabel Sebastião, declarou à Angop que a exposição tem sido bastante visitada, principalmente por parte de estudantes e docentes.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA