Projecto "Trova da Banda" arranca no Canto do Catete


1 de Abril, 2017

A promoção de músicos consagrados e a descoberta de talentos na poesia, canção e dança é o objectivo da criação do projecto “Trova da Banda”, que arranca, na terça-feira, no Canto de Catete, município de Icolo e Bengo, província de Luanda.

Numa iniciativa da União das Associações Locais de Angola (Amangola), a primeira edição vai contar com a participação da banda Banda Movimento, que vai acompanhar os músicos Lulas da Paixão, Tamara Nzagi e alguns artistas locais.
De acordo com um comunicado da direcção da Amangola, o programa “Trova da Banda” visa ocupar os tempos livres dos munícipes, particularmente dos jovens, adolescentes e crianças, dando a possibilidade da juventude poder explorar o seu talento.
A falta de espaços culturais e centros recreativos nos bairros e aldeias tem sido um factor inibidor ao surgimento de novas promessas nas artes, razão pela qual a Amangola procura com a iniciativa, aproveitar os espaços ao ar livre, para desenvolver actividades lúdicas e informativas, que incentivam a preservação dos hábitos e costumes locais.
Dentro do programa nacional sócio-comunitário da Amangola, denominado “Amar o Bairro”, surgiu a iniciativa “Trova da Banda”, que consiste no fomento de actividades artísticas, para possibilitar o surgimento de talentos nas mais variadas disciplinas artísticas.
O projecto “Trova da Banda”, realça a fonte da Amangola, existe fundamentalmente para incentivar as boas práticas, como a valorização da cultura regional, respeito à Constituição da República, particularmente os símbolos nacionais e os órgãos de soberania nos bairros, escolas e municípios, utilizando a música como factor mobilizador.
O projecto vai promover o surgimento de talentos que promovam nas suas composições a moralidade, o patriotismo, ética, educação, cidadania e quotidiano real das suas localidades, apresentando sempre sugestões para o melhoramento da qualidade de vida dos populares.
A exemplo do antigo Kutonoca da época colonial, o projecto “Trova da Banda” vai ser realizado em espaços abertos e fechados, com a parceria dos governos provinciais, administrações municipais, distritais, comunais, comissões de moradores e autoridades tradicionais.
O projecto conta igualmente com o apoio da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC-SA) e associações provinciais ligadas à cultura. A intenção é criar parcerias com empresas públicas e privadas, interessadas em apoiar o projecto.

capa do dia

Get Adobe Flash player



ARTIGOS

MULTIMÉDIA