Proliferação de festivais em debate

Manuel Albano |
27 de Agosto, 2016

Fotografia: Mequias Machagogo |

“A proliferação dos festivais” é o tema de uma mesa-redonda que se realiza hoje, às 14 horas, no Instituto Superior de Artes (Isartes), na Centralidade do Kilamba, em Luanda, no âmbito do Circuito Internacional de Teatro (CIT).

Em declarações prestadas ontem ao Jornal de Angola, o director do CIT, Adérito Rodrigues “Bi”, disse que a Comissão de Debates de Teatro em Luanda vai abordar, entre outros temas, os “Conceitos e modelos de festivais”, “Motivações” e “Os efeitos positivos e negativos dos festivais”.
O responsável explicou igualmente que o programa de actividades do CIT visa promover palestras para criar o intercâmbio entre os actores de teatro convidados a participar nesta primeira mesa-redonda.
Adérito Rodrigues “Bi” referiu que a ideia do CIT é aproveitar as experiências dos grupos de teatro a debaterem sobre a criação artística e a adaptação para o teatro de textos de escritores nacionais.
A realização de oficinas artísticas e seminários para a troca de experiências entre actores e encenadores nacionais e estrangeiros é a melhor forma de aproveitar o conhecimento dos grupos na transmissão de conhecimentos sobre “A adaptação de textos dos escritores nas peças de teatro”, “O crescimento do teatro em Angola e os países convidados”, “Os conteúdos” e “O processo de criação artística para o desenvolvimento das artes cénicas”. Adérito Rodrigues “Bi” adiantou que nas próximas mesas-redondas vão ser propostos para debate temas como “A produção teatral”, “Direitos de autor”, “A dança contemporânea e o teatro”, “Arte performativa africana”, “Teatro de hoje e sua especificidade”, “A música e o teatro”, “Importância da formação para as artes em geral e em particular para o teatro”, “Dança desportiva” e  “As artes plásticas e o teatro”.
O CIT inclui a apresentação de espectáculos todos os fins-de-semana até 17 de Setembro, na Centralidade do Kilamba. A primeira edição do Circuito Internacional de Teatro teve início no passado dia 1 de Julho, no Isartes. O teatro para crianças continua a integrar o programa de actividades do CIT, até ao final do festival. Neste mês, em todos os domingos, o grupo infantil Catarse Teatro exibe, a partir das 16 horas, no mesmo local, o espectáculo “Njinga Mbande”, com o objectivo de homenagear uma das mais importantes figuras da História de Angola.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA