Promoção literária é essencial


7 de Abril, 2015

O incentivo e o gosto pela leitura deve começar em casa. Os pais e encarregados de educação têm um papel preponderante, defendeu, ontem, o secretário da Brigada Jovem de Literatura no Huambo.

João Lara Huntalala disse à Angop que o interesse pela literatura entre as crianças passa pela aquisição e oferta regular de livros infantis, de forma que a criança possa ter permanente  contacto com a leitura.
O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante que principia no lar, é aperfeiçoado sistematicamente na escola e depois continua pela vida toda. “Existem dois factores que contribuem para despertar na criança o gosto pela leitura, como a curiosidade. O livro deveria ter a importância de uma televisão dentro do lar. Os pais deviam ler mais para os filhos e para si próprios”, disse.
O secretário da Brigada Jovem de Literatura no Huambo lamentou ainda a fraca produção de livros infantis por parte dos escritores. Esta redução, explica, em parte acontece porque a maioria dos autores nacionais prefere escrever outros géneros, preferencialmente a poesia, o romance ou os livros de auto ajuda.
O incentivo ao hábito de leitura é fundamental na construção de um país melhor, por dar às crianças as ferramentas para aprenderem a criar uma sociedade assente na sua identidade, defendeu, ontem, a escritora Paula Gomes, em Benguela.
Quanto à problemática do acesso aos loivros e o interesse pela leitura disse que na província de Benguela a questão da literatura infantil tem a sua complexidade, por existirem poucos autores deste género.
Com três livros infantis publicados, Paula Gomes informou que tem já prontos outros quatro. Mas tem dificuldades para os publicar. “Actualmente a maioria das pessoas não lê. O livro está a morrer. Os feitos para as crianças só têm destaque em certas efemérides, mesmo com alguns movimentos literários a tentarem incentivar o gosto pela leitura. É um quadro a ser invertido, o mais rápido possível”, afirmou.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA