Promotores culturais aplaudem iniciativa


17 de Julho, 2014

Fotografia: Santos Pedro |

Os agentes culturais da província do Huambo aplaudem a realização da segunda edição da Festival Nacional de Cultura (FENACULT), a decorrer no país entre 30 de Agosto e 20 de Setembro.

Em declarações à Angop, elogiaram o Ministério da Cultura por voltar a realizar esta iniciativa 25 anos depois da primeira edição e sublinharam tratar-se de uma oportunidade para os artistas mostrarem o seu trabalho e potencialidades.
O músico Jacinto César destacou o facto de todas as províncias do país realizarem actos simultâneos durante o período do FENACULT, o que, na sua opinião, além de valorizar a cultura nacional também ajuda a promover a identidade cultural de cada região.
“O Ministério da Cultura está de parabéns, uma vez que o FENACULT incentiva os agentes culturais a mostrarem o seu trabalho de resgate e preservação da riqueza cultural”, disse.
Promotor de eventos culturais, Hito Capitalista, disse que o Festival Nacional de Cultura é o maior evento cultural no país, por congregar todas as manifestações do povo, e aconselhou os músicos e artistas a apresentarem o seu trabalho durante o programa.
A iniciativa orgulha não apenas os criadores culturais na prov´´incia, mas todos os angolanos reconhecem o valor social destas manifestações.
Pires Daniel, outro promotor de eventos culturais, acredita que através do FENACULT é possível promover a troca de experiências, assim como valorizar e preservar a identidade cultural angolana.
No âmbito da Feira Nacional de Cultura, prevê-se a realização, na cidade do Huambo, do Festival Nacional de Dança e Música tradicional, enquanto a cidade de Benguela acolhe o Festival Nacional de Teatro.
Estão previstos, ainda, um Festival Internacional de Música, no Sumbe (Cuanza Sul), encontro sobre as línguas nacionais, em Menongue (Cuando Cubango), e a Feira do Artesanato, no Dondo (Cuanza Norte).
A primeira edição do  Fenacult realizou-se  em 1989 e dela participaram criadores de diversas manifestações artísticas.

capa do dia

Get Adobe Flash player




ARTIGOS

MULTIMÉDIA